Seminário “A Agenda Mulheres, Paz e Segurança” – Debates (Parte 1)
Loading advertisement...
Preload Image
Up next

Seminário “A Agenda Mulheres, Paz e Segurança” – Prof. Dra. Paula Drumond

Cancel
Turn Off Light

Seminário “A Agenda Mulheres, Paz e Segurança” – Debates (Parte 1)

O Ministério das Relações Exteriores (MRE) e a Fundação Alexandre de Gusmão (FUNAG) realizaram, no dia 25 de junho de 2019 no Itamaraty, o seminário “A agenda Mulheres, Paz e Segurança: desafios brasileiros em operações de paz da ONU”. O evento teve como objetivo discutir maneiras concretas de aumentar a participação de mulheres brasileiras uniformizadas em operações de manutenção da paz.

Com abertura do presidente da FUNAG, ministro Roberto Goidanich, o seminário contou com as intervenções da capitão de corveta da Marinha do Brasil, Marcia Braga, vencedora do prêmio “Defensora de Gênero” das Nações Unidas em 2019; da promotora de Justiça Militar, Dra Najla Nassif Palma – especialista em missões de paz e direitos militares; e da professora doutora da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Paula Drumond, especialista na área de gênero e segurança internacional. O debate foi moderado pela chefe da Divisão de Nações Unidas II do MRE, conselheira Viviane Rios Balbino.

As palestrantes trouxeram diferentes perspectivas sobre desafios práticos e operacionais para o aumento da participação de mulheres em operações de paz, a fim de subsidiar a adoção de eventuais ações domésticas, bem como a formulação de sugestões do Brasil à ONU.